Arquiteta e Urbanista indicada pelo PROMOTOR
• Arquiteta e Urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP em 1979, recebeu em 1977, ainda estudante, o prêmio “Gastão Vidigal” de Economia Política;
• com mais de 40 anos de experiência em planejamento urbano e gestão pública acumuladas desde 1979, respondeu pelo cargo de Secretária Municipal de Planejamento e Secretária Municipal de Urbanismo;
• Secretária de Planejamento do Município de São Paulo - SEMPLA de 1999 a 2000;
• Secretária de Urbanismo e Licenciamento do Município de São Paulo - SMUL de 2017 a 2018;
• Presidente da Empresa Municipal de Urbanização - EMURB de São Paulo em 2005;
• “Personalidade do Ano 2005” em “Gestão de Políticas Públicas para as Cidades", pelo Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo - SEESP, outorgado pela primeira vez na categoria “gestão de políticas públicas”, desde que o prêmio foi instituído em 1987;
• integrante da equipe de coordenação do Plano Diretor do Município de São Paulo desde 1979, tendo participado de sua elaboração ao longo de cinco gestões administrativas da PMSP (1983/2000);
• Conselheira do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT, como representante da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo (2019-2024);
• Coordenação técnica, pelo Governo do Estado de São Paulo, da Unidade Executora do Projeto - UEP / São Paulo de recuperação da região da Luz, contemplada no Programa MONUMENTA/BID, de preservação do patrimônio cultural urbano concebido pelo Ministério da Cultura, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (julho 2001 / dezembro 2004)
Arquiteta e Urbanista indicada pelo PROMOTOR
Arquiteta graduada pela FAUUSP em 1981 com mestrado pela mesma instituição em 2004, tendo como tema da dissertação “Revitalização de Áreas Portuárias-Caso das Docklands”. Lecionou na FAUPUC Campinas, nos Departamentos de Projeto e de Fundamentos, em 1994 e 1995. Exerceu, anteriormente, atividade profissional em Londres e Milão entre 1986 a 1992.
Sócia-fundadora da Dal Pian Arquitetos, empresa que, desde 1992, atua nas diversas escalas e temas da arquitetura, em trabalhos de grande complexidade programática e tecnológica. Nesse período tem desenvolvido projetos públicos e privados nas áreas culturais, de patrimônio histórico, de infraestrutura urbana, educacionais, comerciais, residenciais, esportivas, industriais e de logística.
Como projetos referenciais da Dal Pian Arquitetos, destacam-se, entre outros, o Masterplan para a REVITALIZAÇÃO DO CAIS MAUÁ, em Porto Alegre/RS, a unidade do SESC/SP em Guarulhos/SP, o NASP - Sede Administrativa da NATURA, em São Paulo/SP, a Nova Sede Administrativa e Laboratórios Centrais do GRUPO FLEURY, em São Paulo/SP, o Edifício Módulo Rebouças, sede do NUBANK, em São Paulo/SP, o Complexo Poliesportivo do COLÉGIO SANTO INÁCIO, no Rio de Janeiro/RJ e a Fábrica de Automóveis NISSAN, em Rezende/RJ.
Com mais de 30 premiações em Concursos de Arquitetura e Urbanismo, tanto públicos, como privados, tem projetos e obras publicados em mídia eletrônica, revistas e livros especializados no Brasil e no exterior.
Arquiteto e Urbanista indicado pelo PROMOTOR
Formado em 1963 e PhD em 1973 pela Universidade de São Paulo, desenvolveu seu pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1985, fez sua livre-docência em 1999 e obteve o cargo de Professor Titular pela Universidade de São Paulo em 2001. Sempre associou sua carreira acadêmica à profissional, tendo sido diretor do escritório Rino Levi Arquitetos Associados de 1972 a 1991.
Entre agosto de 1979 a abril de 1993 foi Diretor de Planejamento da Emurb, e a partir de janeiro de 1992, junto com o arquiteto Roberto Cerqueira Cesar funda o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados, tendo desenvolvido diversos projetos públicos e privados. Dentre as obras de maior interesse estão a livraria Ática Shopping Cultural “FNAC”, que ganhou o grande prêmio da Bienal de Arquitetura em 1997, e o projeto Sirius – Acelerador de Partículas, construído no polo Tecnológico de Campinas, concluído em 2014.
Tornou-se professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo em 1963. Aposentou-se em 2011 e continua como professor da pós-graduação.
Arquiteta e Urbanista indicada pelo PROMOTOR e pelo ORGANIZADOR
Arquiteta (FAU-UFPR), doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Gestora pública desde os anos 1990, tem contribuído na formulação e implantação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano, programas habitacionais, de recuperação ambiental em áreas precárias e de mobilidade urbana, especialmente na Cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, tem se dedicado à carreira universitária como professora titular de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Especialização em Planejamento e Gestão de Cidades do núcleo USPCidadesPecePoli.
Desde janeiro de 2021 é Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Habitação da cidade de São Paulo. Anteriormente foi Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (2015-2018) e, entre 2005 e 2012 Superintendente de Habitação da Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo, onde coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e vários programas habitacionais, com destaque o de urbanização de favelas, que em 2012 recebeu o Prêmio Scroll of Honours da UN-Habitat. Entre 2001 e 2007, foi assessora para projetos vinculados a financiamentos do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UN-Habitat em vários países, com destaque para o México, El Salvador, Honduras e Timor Leste. E, entre 1993 e 2000, coordenou o premiado Programa de Recuperação Urbana e Ambiental da bacia do Guarapiranga.
Ao longo de toda a vida profissional, tem se dedicado à divulgação da produção da arquitetura e do urbanismo, organizando exposições, publicações e contribuído como membro de jurados de concursos organizados pelo IAB, CAU e outras entidades: participou entre outros, do corpo de jurados do Urban21 (Revista Projeto – 3 edições), Prêmio AsBEA (2 edições), Schindler Global Award (2017), Concurso Público Nacional para a Sede IAB/DF + CAU/BR, Akzo Nobel (Instituto Tomie Ohtake), Orla de Charitas, Niterói (IAB), Habitação de Interesse sustentável (GIZ), Reforma da Sede do IAB/SC. Autora e organizadora de mais de vinte publicações sobre arquitetura e urbanismo, recentemente foi curadora da exposição Concursos como Prática: a Presença da Arquitetura Paranaense, no Museu Oscar Niemeyer.
Arquiteta e Urbanista indicada pelo ORGANIZADOR
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura E Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura E Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é sócia gerente e responsável técnico - Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados Ltda e professora doutora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, edifícios públicos e particulares, edifícios educacionais, restauro e preservação de patrimônio histórico.
Arquiteto e Urbanista indicado pelo ORGANIZADOR
Nascido em 23.04.1958 em Pedregulho SP, formado pela Universidade de Brasília em 1982, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília em 2018 com escritório próprio desde 1986 em Brasília – DF, trabalhou com E. M. Dubugras, João F. Lima, o Lelé e prestou consultoria no IPHAN, UnB e MRE – Itamaraty, presidiu o IAB-DF em dois mandatos e foi membro do Conselho Superior do IAB, participou como membro brasileiro na Comissão de Jurados da Bienal Internacional de São Paulo assim como em vários concursos nacionais além de membro do Conselho Curador de Bienais Internacionais, credenciado AWA Award Wining Architecture com a obra Espaço Cultural de Palmas, venceu o Shinkenchiku Design Competition no Japão - escolhido por Oscar Niemeyer, venceu outros concursos internacionais como Embaixada da Índia em Brasília, Embaixada de Moçambique também em Brasília e concursos nacionais como Sede do CRM Palmas – TO e Sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – TO, tirou segundo lugar em alguns concursos como Pavilhão do Brasil na Expo 92 ESPANHA, Universidade do ABC – SP e Sede da CAPES – DF, terceiro e quarto lugar em outros concursos como várias menções honrosas, além de premiações e reconhecimentos em Congressos e Bienais foi selecionado para Sala especial da Bienal Internacional de São Paulo, obras selecionadas para a Exposição Brasil – França, em Paris e Exposição do Brasil na Colômbia.
Arquiteta e Urbanista indicada pelo ORGANIZADOR
Doutora em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em Gestão Pública. Atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e como Coordenadora da Unidade de de Museus (UPPM). Foi Assessora Técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando principalmente no projeto do restauro do Museu do Ipiranga. Foi presidente do ICOM Brasil (2018-2023). Desde 2020, é Diretora Executiva da organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. É, também, Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura (Abraosc). Em 2022 recebeu a Medalha Tarsila do Amaral do Governo do Estado de São Paulo.
Arquiteta e Urbanista indicada pelo ORGANIZADOR
Professora Emérita da FAU Mackenzie é atualmente conselheira IPHAN.EX- Presidente do CAU Brasil, Foi Presidente do CONPRESP e Diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo (2013/2016), quando organizou a Jornada do Patrimônio. Foi Presidente da EMURB- Empresa Municipal de Urbanização de SP (2002/2004). Diretora da FAU Mackenzie (2005/2009) e é pesquisadora produtividade CNPq. Professora convidada da Escola de Arquitetura Paris VAL DE Seine, recebeu do Governo da França a Palma acadêmica em 2018.É também autora do livro “ A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador “ entre outros.
Arquiteta e Urbanista indicada pelo PROMOTOR
Arquiteta e urbanista, doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie), em dupla titulação com a Università degli Studi di Ferrara da Itália (2017), com tese sobre ações de cooperação técnica para preservação de Patrimônio Mundial, que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de 2018. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2006) e especialista em Sustentabilidade: governança corporativa e responsabilidade social (2011).
Atualmente, coordena a Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e está na vice-presidência do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). Também está na vice-presidência do Conselho de Administração da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Desde 2019 é membro do International Council on Monuments and Sites (Icomos Brasil). Ainda, atua como professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, onde coordenou o Laboratório de Pesquisa de Preservação do Patrimônio Cultural (Preserva) entre 2019 e 2023, e é pesquisadora associada do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2017.
Entre 2021 e 2023, coordenou os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Anhembi Morumbi (campus Mooca). Entre 2017 e 2019, como diretora do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, foi responsável pela gestão do patrimônio cultural paulistano. Foi pesquisadora visitante na Università degli Studi di Ferrara (Itália), professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Nove de Julho (entre 2012 e 2017). De 2008 a 2013, como superintendente executiva da Fundação Energia e Saneamento, foi responsável por projetos de tutela e valorização do patrimônio industrial relacionado à energia e água. Atua como pesquisadora e docente nas áreas de patrimônio cultural e história da arquitetura e do urbanismo, em especial nos temas de gestão e preservação do patrimônio e políticas públicas correlatas.